Teste de VIH/HIV


Estas informações irão ajudá-lo(a) a esclarecer as suas dúvidas sobre o teste do vírus da imunodeficiência adquirida (VIH/HIV) – o vírus que pode causar a SIDA/AIDS.

Como saber se você deve fazer o teste

Para muitas pessoas, o teste de VIH/HIV é importante porque para saber a sua condição com relação ao VIH/HIV (se você está ou não infectado(a) com o VIH/HIV). Se você descobrir que tem o VIH/HIV, poderá tomar medidas para permanecer saudável.

Ao tomar a decisão de fazer o teste, você deve ter mais informações sobre o teste e os seus resultados.

Não importa qual seja sua decisão, fazer sexo com proteçao e usar drogas injetáveis de uma forma mais segura, reduzirão o seu risco ou o risco dos outros de se infectarem com o VIH/HIV. Para saber mais sobre este assunto, você pode contactar o ACT (Comitê da SIDA/AIDS de Toronto) pessoalmente, por telefone ou por email.

Sobre o teste de VIH/HIV

Você pode ter ouvido falar sobre este teste como um “teste de VIH/HIV”, ou como um “teste de SIDA/AIDS”. No entanto este é um teste, de fato, para os anticorpos do VIH/HIV. Na verdade, os anticorpos são gerados pelo próprio corpo como resultado da infecção com o VIH/HIV.

Existem dois tipos de testes de VIH/HIV disponíveis em Ontário:

- o “teste padrão” envolve a coleta de uma amostra de sangue. Esta amostra é então enviada ao laboratório para ser testada com relação à presença dos anticorpos do VIH/HIV. Normalmente, levam duas semanas para os resultados do teste retornarem;

- o “teste rápido” de VIH/HIV. Este tipo de teste consiste em coletar o sangue através de uma pequena picada na ponta do seu dedo e testar o sangue enquanto você espera. O processo inteiro leva aproximadamente 20 minutos.

Como o teste de VIH/HIV busca os anticorpos e não o vírus, você precisa esperar até que os anticorpos sejam produzidos pelo seu corpo. Os anticorpos podem demorar no máximo 12 semanas depois do momento da infecção para aparecerem no seu sangue. Portanto, para ter um resultado preciso, você deve esperar até 12 semanas depois de ter tido uma relação sexual sem proteção ou ter usado drogas injetáveis de uma forma arriscada antes de ser testado(a).

Este período de tempo (do momento que você foi exposto/infectado com o VIH/HIV até quando os anticorpos aparecerem no seu sangue) é geralmente chamado de janela.

Resultados do teste

Um resultado positivo (ou reativo) do teste significa que você está infectado(a) com VIH/HIV (você é HIV positivo(a) = HIV+). Você pode passar o vírus para os outros se você fizer sexo sem proteção ou compartilhar agulhas/seringas para o uso de drogas injetáveis. Isto não significa que você tem SIDA/AIDS (que é o estágio avançado da infecção pelo VIH/HIV) ou que você vai desenvolvê-la. O restultado do teste por si só, não revela o seu estado de saúde, somente se está infectado com o vírus.

Um resultado negativo (ou não-reativo) do teste significa que não há anticorpos do VIH/HIV no seu sangue no momento do teste, e você não foi infectado(a) com o VIH/HIV (você é HIV negativo(a) = HIV-). Isto não significa que você está imune ao vírus ou que você não possa ser infectado(a) no futuro.

O que você pode fazer se o seu teste de VIH/HIV der positivo

Se você descobrir que você tem VIH/HIV, existem medidas que você pode tomar para manter a sua saúde física, mental e emocional.

Um profissional da área de saúde que entenda sobre VIH/HIV pode monitorar sua saúde e ajudar a decidir o melhor momento para você começar a tomar medicamentos que possam ajudar na luta contra o VIH/HIV. Organizações que prestam serviços na área de SIDA/AIDS, como o ACT, podem oferecer uma vasta lista de serviços de apoio nos níveis prático, emocional e social. Elas também podem ajudar você a conseguir mais informações sobre como viver com VIH/HIV e referí-lo(a) a outros serviços.

A prática do sexo com proteção e/ou o uso seguro de drogas injetáveis são importantes também. Isto não apenas irá reduzir as suas chances de passar o VIH/HIV aos outros mas também irá ajudar a reduzir suas chances de contrair outras infecções que podem prejudicar a sua saúde.

Antes do teste... fatores a se considerar

Seu risco de infecção para o VIH/HIV

Baseado no seu próprio histórico de relações sexuais e uso de drogas, aconselhamento profissional antes do teste lhe ajudará a avaliar os riscos que você tem assumido assim como esclarecer melhor sobre a sua decisão em fazer o teste. Afinal, a decisão em fazer ou não o teste para o VIH/HIV é sua.

Teste de VIH/HIV anônimo/ anónimo

O teste de VIH/HIV anônimo/anónimo utiliza um número ou um código no seu teste, e não o seu nome. Só você poderá saber o resultado do seu teste ou mesmo saber que você foi testado. Testes anônimos/ anónimos são diferentes de testes de VIH/HIV feitos pelo seu médico, ou em certas clínicas, onde os resultados do seu teste de VIH/HIV estarão relacionados ao seu nome. Para encontrar a localização do posto mais próximo para teste de VIH/HIV, contact ACT ou ligue para a Infoline sobre SIDA/AIDS e Educação Sexual através do número 1-800-668-2437 (serviço não disponível em português).

Aconselhamento profissional antes e depois do teste

Antes do teste, você precisa de alguém para responder todas as suas perguntas e ter certeza de que você sabe exatamente o quê o teste significa. Assim, você pode tomar uma decisão mais bem-informada sobre o teste. Depois do teste, sendo você HIV positivo ou não, você precisará de alguém para ajudá-lo(a) a encarar os resultados com realismo assim como você necessitará também tomar as medidas adequadas para permanecer saudável.

Você está fazendo um teste de VIH/HIV por razões de trabalho ou seguro?

Em caso afirmativo, você poderia fazer um teste anônimo de VIH/HIV e ter aconselhamento profissional primeiro. Se você descobrir que é HIV-positivo, você poderá retirar a aplicação de trabalho ou seguro para proteger a sua confidencialidade.

Você está grávida?

Todas as mulheres grávidas em Ontário são oferecidas o direito de fazer testes de VIH/HIV como parte do pré-natal. Quando as mulheres grávidas são diagnosticadas com VIH/HIV cedo, elas podem receber tratamento como também tratamento para os seus bebês. No passado, em torno de 25% dos bebês nasciam infectados de mulheres com VIH/HIV. Com teste e tratamento pré-natais, menos de dois por cento dos bebês nascidos de mulheres com VIH/HIV são infectados.

Finalmente...

É normal ficar ansioso(a) por causa de um teste de VIH/HIV. Quando você for fazer o teste e pegar os resultados, leve um amigo confiável, o(a) companheiro(a) ou um membro da família para poder ajudar você a lidar com a sua ansiedade.

Se você sentir inseguro(a) com o teste, talvez você possa pedir mais informações ou aconselhamento professional para lhe ajudar a lidar com certos aspectos do teste e com a possibilidade do resultado do teste ser positivo.

Você pode contactar o ACT para maiores informações ou para falar com alguém da organização que lhe possa oferecer ajuda. Disque o número 416-340-2437, se dirija à nossa organização no endereço 399 Church Street (4o andar) em Toronto ou visite o nosso website: www.actoronto.org/portugues

Lista dos locais em Toronto que realizam testes anônimos de VIH/HIV.

Anishnawbe Health Toronto
225 Queen Street East
416-360-0486

Bay Centre for Birth Control at the Women’s College Hospital
790 Bay St, 8th Floor
416-351-3700

Birth Control and Venereal Disease Information Centre
2828 Bathurst St., Suite 501
416-789-4541

Central Toronto Community Health Centres — Queen West Site
168 Bathurst Street
416-703-8482

Centre francophone de Toronto
22 College Street
416-922-2672

Hassle Free Clinic
Gerrard Street East, Second Floor
416-922-0566 (women’s clinic) or 416-922-0603 (men’s clinic)

Kensington Midwives
340 College Street, Suite 375
416-928-9777

New Heights Community Health Centre (formerly Lawrence Heights Community Health Centre)
12 Flemington Rd.
416-787-1661 ext. 278

Parkdale Community Health Centre
1229 Queen Street West
416-537-2455

Rexdale Community Health Centre
8 Taber Road
416-744-0066

Sages Femmes Rouge Valley Midwives
6758 Kingston Road, Unit 6
905-409-6447
416-286-2228

Women’s Health in Women’s Hands
2 Carlton Street, Suite 500
416-593-1815 clinic


Avaliar ou Seu Risco

VIH/HIV e Imigração no Canadá

Sintomas